Ligue (79) 3246-2770
bateu-e-evadiu-do-local-o-que-fazer
Bateram no meu carro e o motorista evadiu do local. O que fazer?
15 de junho de 2020

Batidas de carro são só problema, mas CALMA! Se o responsável pelo acidente bateu no seu carro e fugiu do local, a primeira coisa que deve fazer é: ANOTE A PLACA do veículo. Com apenas essa informação em mãos é possível chegar ao responsável mesmo não tendo informações de contato, ou endereço do mesmo. O Juizado Especial Cível de Sergipe, popularmente conhecido como juizado de pequenas causas, pode solicitar junto ao DETRAN da sua região todas as informações sobre o dono registrado do veículo. E, via processo judicial, o mesmo será devidamente notificado a comparecer em audiência com o juiz. Esse é o melhor caminho. Além disso, junte o máximo de provas do ocorrido: faça fotos do veículo após o acidente e no caso de haver vítimas, fotografe ou faça vídeos do atendimento médico no local. Consiga depoimentos, ou contatos das pessoas que por ventura testemunharam o evento. Sabemos que isso pode demorar, mas a justiça chegará e você será ressarcido de alguma forma pelo prejuízo.

Não vá atrás do motorista que evadiu!

Isso pode lhe trazer sérios problemas a mais do que a perda material. Pessoas nervosas não avaliam o risco da violência que pode surgir após brigas de trânsito. Seguir a pessoa até a residência dela e parar para discutir não fará diferença nenhuma com os trâmites normais de um posterior processo.

Após o acidente é necessário fazer imediatamente um boletim de ocorrência – BO

Quando a colisão de veículos (proibido motocicleta/motoneta) não teve vítimas, o registro da ocorrência pode ser feito através da Delegacia Virtual – Polícia Civil de Sergipe. Do contrário, caso existam vítimas e/ou, se um dos veículos é uma motocicleta ou motoneta, o boletim de ocorrência deverá ser lavrado na delegacia mais próxima do local onde ocorreu o fato ou na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito se ocorrido em Aracaju.

Outros detalhes importantes para quem se envolve em um acidente

É importante lembrar que, se você se envolveu em um acidente e existem feridos, é fundamental antes de qualquer coisa solicitar um socorro médico.

A omissão de socorro em um acidente de trânsito é considerada crime passível de punição que pode variar de uma multa gravíssima até seis meses de detenção, segundo o artigo 135 do Código Penal.

Além disso, é preciso que você saiba também os veículos envolvidos precisam ser retirados do caminho.

A obstrução de via pública é considerada uma infração média, podendo ser punida com a retirada de 4 pontos na carteira e uma multa de R$ 130,16.

Portanto, se o veículo estiver funcionando estacione-o em um local seguro, se ele não estiver em condições de rodar, acione o serviço de um guincho e o reboque para uma oficina de confiança.

Lembrando que, os gastos com o guincho deverão ser de responsabilidade do causador do acidente. Então, se o carro dele e o da vítima precisar de um guincho, caberá a ele pagar pelo reboque dos dois veículos.

Se quer se prevenir financeiramente, a melhor opção é sempre ter um seguro auto, pois, esse é um INVESTIMENTO que se faz. Ligue para Unibase Seguros e solicite uma cotação de seu seguro auto.