Ligue (79) 3246-2770
O seguro viagem cobre coronavírus?
15 de junho de 2020
seguro-viagem-cobre-coronavirus

Antes de mais nada, este artigo está sendo redigido em junho de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus e já atingimos mais de 8 milhões de casos no planeta e mais de 430 mil mortes. Um cenário devastador e preocupante, tendo em vista ainda nenhuma alternativa de uma vacina comprovadamente eficiente. Por isso e, com muitas outras ressalvas, viaje só se for essencial! Por mais que alguns países já estejam abrindo suas fronteiras, nada garante que você não poderá ficar preso em algum lugar do mundo e sem poder voltar para casa. Bom, alertados, podemos voltar a nosso assunto principal: como fica o meu seguro-viagem, caso eu adquira essa infecção?

É preciso entender que a cobertura ou não de uma doença que se alastra depende se ela é considerada epidemia ou pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O posicionamento da entidade é determinante para saber se há a possibilidade de proteção por parte das seguradoras.

Quando a OMS classifica que a doença tem o status de epidemia em determinado país, o seguro viagem não tem obrigação de cobrir o tratamento para o viajante. Se a classificação for de pandemia, o que significa basicamente que a enfermidade está se espalhando pelo mundo com transmissão sustentada entre as pessoas, não deverá haver cobertura em nenhum lugar do planeta.

Riscos excluídos

Isso acontece porque epidemia e pandemia são consideradas riscos excluídos do seguro viagem. Ou seja, na própria apólice constará que certos tipos de situações, nas quais estas duas estão inclusas, a seguradora não se responsabilizará pelo tratamento, reembolso ou indenização para o viajante. 

Seguro viagem cobre Coronavírus?

Mas e no caso específico do Covid-19? O seguro viagem cobre coronavírus ou não? É importante ressaltar que no dia 11 de março de 2020, a OMS classificou o vírus como pandemia. Isto é, já existe a chamada transmissão comunitária em diferentes países e continentes no planeta. Com essa decisão da OMS, o coronavírus, por ter o status de pandemia, torna-se um risco excluído do seguro viagem. Dessa forma, as seguradoras não são obrigadas a cobrir o tratamento para o viajante que contrair o vírus e manifestar o Covid-19.

Porém, no momento da contratação do seguro viagem, o ideal é consultar o corretor especificamente sobre a doença. Isso porque algumas seguradoras podem abrir exceção e garantir a cobertura, inclusive, para o tratamento em caso de manifestação dos sintomas ligados ao Covid-19, a enfermidade causada pelo Coronavírus.

Tópicos relacionados: coronavírus
Você está na categoria: