Ligue (79) 3246-2770
vazamento-de-agua-apartamento
Vazamento de água no apartamento, de quem é a responsabilidade, do condomínio ou do morador?
10 de dezembro de 2019

Um condômino de um residencial localizado no bairro Jabutiana em Aracaju/SE perguntou ao blog: “Está ocorrendo um vazamento de água no teto do banheiro de meu apartamento. O que devo fazer?”.

Esse tipo de problema é um dos que costumam gerar mais confusão nos condomínios porque nem sempre é fácil identificar de quem é a responsabilidade.

No caso de edificações verticais, saiba que os prédios têm duas redes de encanamento, uma horizontal e outra vertical. A vertical é conhecida como coluna principal e conduz a água e o esgoto entre os andares até a rede de esgoto da rua. É de uso comum, logo, de responsabilidade do condomínio, inclusive, qualquer obra realizada nas unidades, em virtude de problemas nesta rede.

 A horizontal liga a coluna principal às unidades por meio de canos, ou seja, ela recebe água da vertical e conduz o esgoto para ela. Como é de uso particular, a responsabilidade por reparos e danos ocorridos nela é do morador, se o problema da sua unidade afetar o vizinho. Por exemplo, como no caso apresentado por nosso internauta no caso do vazamento no teto do banheiro por causa de problemas na rede horizontal, o morador de cima é o responsável pelo reparo.

De qualquer sorte, para que o reparo seja realizado, o morador do apartamento de baixo e afetado pelo problema, deve:

  1. Informar seu vizinho previamente sobre o que está acontecendo;
  2. Registre no livro de ocorrência de moradores o problema (não cite nomes nem unidades na reclamação);
  3. Solicitar a visita de um técnico ao local para avaliar os danos e fazer o reparo;
  4. Faça uma vistoria fotográfica antes e depois de fazer o reparo, mostrando os danos no seu imóvel;
  5. Notifique por escrito seu vizinho sobre o problema. Envie cópia das fotos e cópia de uma ou mais propostas do conserto do vazamento e de outros custos – caso tenha ocorrido, ex.: perda de armários, e outros móveis.
  6. Combine com seu vizinho o reembolso das despesas.

Vazamentos de água são serviços emergenciais e não devem ser postergados, com risco a ficarem ainda pior e gerarem mais gastos. É realmente recomendável que o próprio morador faça o reparo imediato, junte os recibos e fotos para documentar a questão e após isso cobre  e combine com o vizinho do andar de cima o reembolso dos valores. Somente num caso extremo, em que uma conversa amigável não foi possível, e que seu vizinho não aceite lhe pagar, procure sua reparação na justiça.